O que é

Uma rede de centros de computação de alto desempenho, geograficamente distribuídos, instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). São nove (9) unidades, denominadas "Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho" (CENAPADs), operadas respectivamente pela UFRGS, UFMG, UFC, UNICAMP, UFRJ, UFPE, INPE, INPA e LNCC. Este último coordena o sistema por delegação do MCT.

Visão

Ser uma infra-estrutura computacional capaz de responder à demanda de ensino e pesquisa por processamento de desempenho realmente elevado e por alta capacidade de armazenamento e recuperação de dados, com segurança, facilidade de acesso e confiabilidade – uma rede universitária de prestação de serviços computacionais de alto desempenho sob demanda.

Missão

Fomentar e apoiar o avanço do conhecimento científico e tecnológico por meio da oferta de serviços de Processamento de Alto Desempenho ao Sistema Nacional de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo e empresas.

Objetivos

São objetivos do SINAPAD (Decreto nº 5.156, de 26/07/2004):

  1. prestar serviços de Processamento de Alto Desempenho Computacional - PAD, sob demanda, a universidades, institutos de pesquisa e outras instituições, públicas e privadas;

  2. apoiar o desenvolvimento de produtos e aplicações de PAD;

  3. fomentar e apoiar a formação de pessoal especializado;

  4. transferir conhecimentos e tecnologia de PAD; e

  5. difundir a cultura e a aplicação de PAD.


Topo

sinapad-sup@lncc.br - (24) 2233-6244