Fábio Borges de Oliveira
:: FáBiO ::
Caros Alunos,
Seguem algumas recomendações que sempre tenho que fazer a todos os alunos que vêm conversar sobre orientação de Iniciação Científica, Estágio ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Elas estão fora de ordem, mas devem estar decoradas.
Observe que o TCC é uma monografia e não é um plágio desconexo. O aluno deve ler as referências e depois escrever com suas palavras o que entendeu sobre o assunto. Os resultados do TCC não precisam ser profundos, rebuscados, difíceis, no entanto, devem ser originais.
A pesquisa pode ser horizontal ou vertical, normalmente em uma monografia temos uma pesquisa horizontal, sem se aprofundar. Já para uma dissertação ou tese é muito mais recomendada uma pesquisa vertical, em profundidade de um tema bem especifico. Valendo o provérbio latino:
Non multa, sed multum.
Se você não sabe por onde começar, comece a pesquisar na biblioteca de sua instituição, veja os TCC de outros colegas, como e o que ele fizeram. Não faça um tema repetido, mas, pode-se dar continuidade a um assunto.
Faça busca sobre o assunto de seu TCC em:
http://bibliotecadigital.sbc.org.br/
http://scholar.google.com.br/
http://books.google.com/
Existem outras boas bases de busca, que tem acesso restrito:
http://ieeexplore.ieee.org/search/advsearch.jsp
http://portal.acm.org/portal.cfm
http://www.jstor.org/search/
http://citeseer.ist.psu.edu/cs
http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article^dlibrary&fmt=iso.pft&lang=p
Se for buscar textos em site, busque em sites confiáveis, por exemplo:
http://www.redbooks.ibm.com/cgi-bin/searchsite.cgi?query=ldap
http://www.sun.com/software/whitepapers/index.xml
http://www.sans.org/reading_room/
http://www.forensix.org/links
http://domino.research.ibm.com/library/cyberdig.nsf/index.html
Falando em link não se esqueça de ligar o conteúdo da monografia, ela deve ter início, meio e fim. Todas as tabelas e figuras devem fluir no texto, o próprio texto deve ter um fluxo entre seus parágrafos e capítulos.
Seria interessante usar um formato, como o da SBC ou SBMAC. Independente disto não se esqueça de numerar as páginas.
Sigla não fica em itálico. Não é elegante usar (S) para designar o plural das siglas, pois, VPNs, TCPs, IPs, POPs, FTPs, HTTPs são muitos ou seguros? Evite usar sigla seguidas de "s" indicando plural, evite vários TCCs, por mais que muitos autores usem e as vezes parece inevitável o uso. É melhor escrever: temos uma grande quantidade de TCC, ou melhor, temos uma quantidade maior de TCC que os anos anteriores. O segundo exemplo é ainda melhor, pois grande é uma quantidade bem relativa, assim no segundo exemplo a quantidade está mais bem mensurada. Outra coisa que não existe na língua portuguesa é o muito usado "e/ou", que além de ser um problema de português passa a ficar feio na área de exatas cujos fundamentos exigem lógica, faça a tabela verdade do "e" e do "ou" e veja que basta escrever "ou" no lugar de "e/ou", caso queira enfatizar escreva que é um ou-inclusivo. No caso do ou-exclusivo escreva "ou X ou Y".
Evite inserir dados efêmeros no texto, por exemplo, um computador custa sete mil cruzeiros novos, ou ainda, em um 486 de 333MHz... Tente colocar porcentagens, comparações, somente em último caso coloque dados efêmeros.
A dissertação tem que ser impressa e entregue a banca com no mínimo uma semana de antecedência da defesa.
A introdução (1º Capítulo) visa apresentar uma breve descrição do tema, bem como a motivação para a realização do trabalho. Normalmente ela é previamente escrita como um plano de trabalho e depois reescrita para apresentar o TCC. E a conclusão deve ser coerente com o trabalho.
Aceite com tranquilidade as correções, lembre-se que amanhã será a sua vez de ser professor e veras o drama:
http://www.pucrs.campus2.br/~jiani/drama.htm
Conforme as dúvidas vão surgindo, anote e traga uma lista de dúvida para a orientação, assim podemos orientar de forma mais objetiva, pois se for só para passar as correções do texto, pode enviar por e-mail.
Todas as Tabelas e Figuras têm que ter referência no texto e não pode ter uma referência sem a respectiva tabela ou figura (link quebrado). Da mesma forma todo item da bibliografia tem que ter referência no texto e toda referência um item bibliográfico.
Quanto à formatação do texto cada instituição e área têm os seus padrões. Por exemplo, a SBM e a SBMAC usam o
caption
, também chamado de legenda, da tabela em baixo enquanto a SBC e a IEEE em cima. Porém, em figuras, todos têm usado o
caption
em baixo. Não se costuma usar
caption
em equações, as equações são referenciadas por um número seqüencial alinhado a direita.
No uso de sigla é muito aceito escrever da forma abaixo para introduzir a sigla:
Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)
Mas quando o texto está em português e a sigla é em inglês se aceita também:
NSA (
National Security Agency
)
Também é muito usado o itálico em palavras oriundas de outro idioma ou mesmos termos técnicos como
default
. O negrito pode ser reservado a palavras que constam no índice remissivo ou para causar
ênfase
.
Pode-se também usar as vírgulas indicar a tradução livre, por exemplo:
Open position as a student
, aceita-se estudante.
É muito importante manter um padrão no texto, tanto no estilo quanto na formatação. Quando tiver dúvidas sobre os padrões que deve usar procure seu orientador.
A preocupação do texto é com o entendimento a lógica, o algoritmo. Não liste código! Se até a listagem de dicionário de dados é deselegante, imagine a listagem de um código fonte gerado automaticamente por um ambiente visual, sabemos que nem mesmo o autor leu...
Lembre-se, seu TCC será um cartão de visitas para um doutorado ou um novo emprego, portanto é interessante fazê-lo da melhor forma possível. Quando você levar seu cartão de visita, com certeza não vai querer levar o cartão de outra pessoa, por isto é aconselhado que os grupos contenham uma pessoa por TCC. Por exemplo, se dois alunos querem fazer o TCC sobre
Firewall
, um pode fazer sobre o
Iptables
e o outros sobre o
Packet Filter
, se mais alguém quiser o mesmo assunto, pode fazer sobre
políticas de segurança
ou
melhores práticas
,
in summa
, pode-se fazer um grande número de TCC com o mesmo assunto. Conversando com seu orientador, ele vai te mostrar que existem muitas opções dentro do assunto que te interessa.
Não baseie seu trabalho pelos outros, isto gera dois erros graves. Primeiro você pode ver um ótimo TCC e imaginar bobeiras sobre o seu TCC, isto faz com que você tente fazer algo que não está preparado e desanime. O segundo erro é ver um péssimo TCC, de um sortudo que foi aprovado, e achar que está perdendo tempo fazendo um bom. Confie no seu orientador, ele não vai aceitar um trabalho ruim nem vai cobrar algo acima do seu limite, por exemplo, jogando um código de 80 mil linhas para que você entenda e faça algumas alterações.
Orientador não é co-autor, logo ele tem que orientar e não escreve seu TCC. O orientador deve tirar dúvidas e indicar o melhor caminho para o aluno atingir seus objetivos.
Não há um número fixo de páginas para o TCC, em média 80 páginas. Depende do trabalho e do andamento da orientação.
Um ótimo lugar para começar a pesquisar é a biblioteca de sua instituição, especificamente no TCC de outros alunos, não só serve para definir os padrões como também serve para que não sejam feito dois trabalhos parecidos.
Na hora de escrever, recomendo fortemente o uso do
LaTeX
, mas caso opte pelo Word ou
BrOffice
, não tem problema desde que use corretamente. Isto é, crie referências (links) com os capítulos, tabelas, figuras... Assim tudo fica bem mais fácil, não só porque ele gera os índices automaticamente, mas principalmente porque as mudanças alteram todo o texto mantendo um padrão.
No LNCC só podemos ter alunos de Iniciação Científica e Estágio se eles forem remunerados, desta forma, por mais que possamos querer aceitar mais alunos, as vagas são limitadas. Como o TCC não é do LNCC não há limitações.
A orientação se inicia com uma entrevista para ver se ambos têm pontos em comum. Se não tivermos, vou te indicar um orientador com o perfil mais adequado para suas ânsias, neste caso não leve a mal, poderemos desenvolver outros trabalhos juntos no futuro. Boa sorte!
Na entrevista é importante deixar claro seus objetivos: mestrado ou mercado de trabalho? Pois o tema do TCC deve ser diferente para cada opção do aluno. O TCC também vai ser diferente conforme o mestrado escolhido, por exemplo, POSCOMP ou LNCC. Ou conforme o tipo de empresa que o aluno aspira trabalhar.
Pretendo ir atualizando está página conforme vou tendo que repetir muitas vezes a mesma coisa.
Bom trabalho!