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LNCC: convertendo matematicamente problemas em soluções - Notícias da ABC (Academia Brasileira de Ciências) - 07 de novembro de 2007
Publicado em: 07/11/2007,00:00
Dirigido pelo Acadêmico Pedro Leite da Silva Dias, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) tem um forte envolvimento com a comunidade petropolitana, no estado do Rio de Janeiro, em termos de formação de recursos humanos. Promovendo cursos de informática para a comunidade de Petrópolis, para todas as idades, atualmente, mantendo, com o estado do Rio de Janeiro, cursos de tecnólogo em Tecnologia da Informação, a instituição tornou-se querida pela população da cidade. Entender esse mundo da matemática, de equações e computação de alto desempenho é uma coisa complicada. Mas, através da computação científica você pode atuar em qualquer área do conhecimento, diz a assessora de comunicação do LNCC, Rita Juliano. Segundo seu diretor, Pedro Leite, o LNCC coloca uma questão interessante: Você tem a matemática pura, a matemática aplicada e tem um problema. Você tem que converter esse conhecimento matemático e físico em um modelo que possa simular o problema e eventualmente prever sua evolução futura. Então, você pode chegar a uma solução do problema através do que? Através da computação. Nesse meio de campo não tem muita gente. O LNCC foi pioneiro nisso nos anos 80, hoje esse assunto já tem mais abrangência, existem outras pós-graduações no Brasil com programas de computação científica. No LNCC, existem os chamados projetos estruturantes, como o Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), que oferece serviços de computação de alto desempenho para o Sistema Nacional de Ensino e Pesquisa, Governo e iniciativa privada. Congrega oito Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad's), interconectados pela RNP e operados respectivamente pela UFRGS, UFMG, UFC, UNICAMP, UFRJ, UFPE, INPE e LNCC. Este último coordena o sistema, por delegação do MCT. O Laboratório de Bioinformática (Labinfo) conta com um grupo interdisciplinar de pesquisadores que inclui biólogos, matemáticos e cientistas da computação interessados em desenvolver metodologias estatísticas e computacionais aplicáveis a Bioinformática e Biologia Computacional. O Labinfo oferece curso de Mestrado na área, em colaboração com o Departamento de Genética da UFRJ. Geoma é uma rede temática de pesquisa em modelagem ambiental da Amazônia. O principal objetivo da Rede é desenvolver modelos para avaliar e prever cenários de sustentabilidade sob diferentes tipos de atividades humanas e cenários de políticas públicas. O requerimento básico para estes modelos é a capacidade de integração dos cenários socioeconômicos, ambientais, demográficos e climáticos. O projeto de Medicina Assistida por Computação Científica integra as diversas competências existentes nas instituições participantes, construindo uma rede temática e cooperativa. Desenvolve modelagem e simulação do sistema cardiovascular humano, incluindo a simulação de procedimentos cirúrgicos e de procedimentos médicos para traumatismo craniofaciais, incluindo o processo de reconstrução de próteses ósseas. O projeto abrange também o treinamento e formação de recursos humanos em ambientes virtuais colaborativos e telemanipulação na área médica para, inclusive, planejamento cirúrgico. Oferecem também suporte remoto para atendimento médico emergencial, ensino à distância e suporte a tráfego multimídia para videoconferências médicas. Em todos estes projetos há o envolvimento permanente de estudantes de graduação e de pós-graduação, que tem uma oportunidade única na região. Pedro Leite manifesta seu entusiasmo pelos programas de treinamento e formação de jovens. Eu acho que se existe alguma coisa próxima da fonte da juventude é você estar perto dos jovens. Nos diferentes níveis, cada um na sua especialidade. Eu não tenho o dom de conversar com a criança de primeiro grau. Mas eu tenho com segundo, terceiro grau. É onde eu atuo. A grande recompensa do cientista vem daí: você passar a informação pra frente. O diretor do LNCC considera esse tipo de atividade fundamental, porque você começa a identificar os talentos. É isso que me atrai. É a mesma razão pela qual eu admiro muito as Olimpíadas de Matemática organizadas pelo IMPA. Eu acho que em computação precisamos também promover processos desse tipo. A gente tem que identificar a criança e o jovem talentoso nessa fase e dar oportunidade a ele. Em relação à divulgação cientifica, Pedro Leite gosta da idéia de educar para a ciência debatendo a partir de filmes. Há filmes muito interessantes, o fato de conterem erros é que os torna interessantes, eu os uso em sala de aula pra discutir o que esta sendo passado. O Dia Depois de Amanhã, por exemplo, tem muitos erros. Mas ele chama atenção para um processo que na realidade é plausível: a hipótese de uma mudança brusca no clima em função da mudança da interrupção da Corrente do Golfo, que é o que é discutido logo no começo do filme. E a obstinação do cientista é bastante real. O cientista põe até a vida em risco. Tem uma cena quando o gelo começa a partir em que ele fica preocupado com os instrumentos, ele queria salvar os instrumentos em primeiro lugar. (Elisa Oswaldo-Cruz para Notícias da ABC com dados do site do LNCC) Assessoria de Comunicação Rita Juliano Natália Fernandes 24 22336039