Modelo de Uso de Nuvem Computacional Privada em Apoio ao Desenvolvimento de Aplicações Médicas
Coordenador do Projeto:
Bruno Richard Schulze
Data Início:
01/06/2012
Data Fim:
31/07/2017
Equipe:
Alexandre Sztajnberg
Aline de Paula Nascimento
Antônio Roberto Mury
Eugene Francis Vinod Rebello
Fábio Lopes Licht
Giacomo Victor Mc Evoy Valenzano
Gilson Antônio Giraldi
Gustavo Alberto Perla Menzala
Jaime Edilberto Munõz Rivera
Jauvane Cavalcante de Oliveira
Pablo Javier Blanco
Raúl Antonino Feijóo
Ramon Gomes Costa
Ronaldo Moreira Salles
Instituições Envolvidas:
Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC
Órgãos Financiadores:
FAPERJ
Resumo:
E_19 - PENSA RIO - Apoio ao estudo de Temas Relevantes e Estratégicos - Rio de Janeiro - 2011
A presente proposta contribui de forma inovadora para as pesquisas realizadas nas áreas de computação, simulação e modelagem no âmbito do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no contexto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC).
Propõe-se um modelo de uso para ambientes de nuvem de alto desempenho em apoio a aplicações científicas. Este apoio se dárá pelo desenvolvimento de aplicações para a criação e gerenciamento de recursos em nuvem, assim como o suporte a execução de aplicações dedicadas à pesquisa científica. A incorporação de novos recursos computacionais e novas tecnologias aos ja ́existentes, juntamente com as ferramentas de apoio a serem desenvolvidas para a criação e gerenciamento deste ambiente, possibilitarão a otimização da infraestrutura criada e possibilitará o desenvolvimento de aplicacções dedicadas a solução de problemas específicos, mais amigáveis, com um melhor suporte a seus usuários, contribuindo para que possam se dedicar a sua atividade fim, de pesquisa.
No nível de infraestrutura, a racionalização esperada no uso dos recursos possibilitará explorar o máximo de cada uma delas e será conseguida por meio da experimentação e determinação do melhor conjunto de recursos e ambiente para um determinado tipo de aplicação, considerando aspectos desde o íıvel da infraestrutura necessária, até o tipo de aplicação propriamente dita.
Espera-se com isso, que o ambiente computacional que passará a existir, atenda aos mais diversos tipos de usuários, fornecendo um ambiente que irá desde o modelo tradicional de computação de alto desempenho até o modelo de nuvem computacional, contribuindo com soluções inovadoras, através de ambientes pré configurados e dedicados ou plataformas configuráveis, apresentadas na forma de ferramentas de apoio a execução de aplicações científicas.